domingo, 5 de janeiro de 2014

Redução de custos operacionais

Seja num país, numa empresa ou numa família, a maneira mais fácil de reequilibrar o saldo das contas é cortando custos. Simplesmente não comprar e não gastar.

Antes de se fazer uma redução de custos é necessário fazer uma análise de custos para perceber quais são os custos imprescindíveis e que contribuem para a operacionalidade do país, da empresa ou do agregado familiar. Cortar os custos cegamente e deixar de pagar aos empregados ou de dar comida aos filhos pode entrar em determinadas situações inaceitáveis, pondo em risco o funcionamento do país, da empresa ou da família.

O sucesso da análise de custos condiciona o sucesso da operação de redução de custos.

Deve-se começar por fazer uma listagem do todos os custos e justificar a existência de cada custo.

Por vezes não se cortam determinados custos porque existem conflitos de interesse associados às pessoas que fazem a gestão desses custos. É por exemplo o caso de um gestor que tem outros negócios que são fornecedores do departamento pelo qual é responsável ou quando tem participações financeiras nesse mesmo fornecedor.

Então para ultrapassar situações dessas e garantir que a análise é efectuada por uma entidade isenta e séria deve-se recorrer à consultoria de alguém externo e sem segundos interesses. O envolvimento de consultores externos isentos e honestos evitam muitas situações descontroladas que podem pôr a operacionalidade em risco.

Estas situações aplicam-se especialmente a países e empresas sendo mais difícil encontrá-las no ambiente familiar.


Para saber mais contacte-nos

Alfredo Simões
Consultor de empresas

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sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Investir na recuperação de empresas

Tal como o país só conseguirá melhorar aumentando o seu PIB também as empresas só poderão recuperar aumentando as suas vendas. É a única forma de sair de estado deficitário após se ter esgotado o esforço de reduzir despesas.


A única maneira de recuperar as empresas é assegurando o suporte aos seus factores críticos de sucesso de modo a poderem aumentar as suas vendas:
  • Manutenção de sistemas informáticos
  • Acções de marketing e publicidade
  • Acompanhamento de gestão

Alfredo Simões e a ASCMI anunciam a criação de uma avença especial com o objectivo de ajudar na recuperação de empresas em dificuldade que inclui manutenção dos sistemas informáticos, consultoria de marketing e acompanhamento de gestão.


Esta avença é composta pelo valor de adesão e mensalidades seguintes corrrespondentes a 1% do volume de negócios do cliente.

Não inclui fornecimento de produtos ou licenças nem outros serviços da empresa ou de terceiros inerentes à concretização dos planos de acção nem materiais associados.

A aceitação da adesão está condicionada à disponibilização e acesso aos documentos contabilisticos e ao sistema de facturação.

Obs: Avença mensal

* Período mínimo de um ano


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Alfredo Simões
Consultor de empresas

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terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Mensagem de Ano Novo 2014

Mensagem de Ano Novo 2014


Quero esquecer o ano 2013:

  • Quero esquecer o aumento de impostos que suportamos sem ver resultados na melhoria do país;
  • Quero esquecer o flagelo do desemprego que pôs tantas famílias na miséria;
  • Quero esquecer o aumento da pobreza que levou tanta gente a recorrer à sopa dos pobres;
  • Quero esquecer as empresas insolventes que puseram trabalhadores no desemprego e tiveram de ficar a dever aos seus fornecedores;
  • Quero esquecer as pessoas insolventes que perderam o tecto que as abrigava;
  • Quero esquecer todas as pessoas que foram insensíveis a estas situações e as más pessoas que tropeçaram na minha vida.

Acreditemos nos sinais de esperança para 2014:
  • A recuperação da Irlanda sinalizada pelo fim do resgate;
  • A afirmação da Grécia de que não precisa de outro pedido de ajuda;
  • A saída da Espanha do resgate aos bancos, hoje anunciada;
  • As próximas eleições europeias que são a ferramenta para correr com a incompetência na Europa;
  • As postura do Papa Francisco na sua preocupação com os mais pobres e mais desfavorecidos.

Lutemos pelo combate ao desemprego:
  • Temos de aceitar que os capitalistas não estão interessados em criar emprego porque estão focalizados na especulação financeira e bolsista;
  • Temos de ter iniciativa individual para criar o nosso próprio emprego e não ficar à espera do fim do subsídio de desemprego;
  • Temos de criar pequenas empresas baseadas nos nossos gostos e competências pessoais pois a degradação do Estado Social cria oportunidades de concorrência saudável;
  • Precisamos de ajudar os vizinhos e os amigos que já tiveram a coragem de iniciar um negócio em vez de entregar o nosso pouco dinheiro aos monopólios de pessoas que não se preocupam com o nosso povo;
  • Temos de criar parcerias com pessoas que complementam os nossos conhecimentos. Sozinhos não somos nada. Juntos temos o mundo na mão.

Temos de valorizar a família:
  • A principal missão que temos neste mundo é educar e formar a geração seguinte, mesmo que ela não queira;
  • Temos de passar o nosso conhecimento e os nossos valores aos nossos filhos e netos;
  • Temos de ultrapassar esta situação demográfica de envelhecimento e diminuição da população;
  • A garantia de um futuro melhor está na mão dos nossos filhos e netos.

Haja amor!

BOM ANO NOVO.

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segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sistema de Controlo de Vendas na Computer Associates

Sistema de Controlo de Vendas na Computer Associates


Área de actuação

O desafio do Cliente
  • A empresa queria controlar as actividades da sua equipa de vendas pois que, por múltiplas razões, era difícil saber o que ia acontecendo no departamento de vendas.
  • Havia a necessidade de registar os "leads" obtidos a partir de várias fontes e assegurar o atempado "follow up" para avaliar a possibilidade de conversão em oportunidades.
  • Queria manter o controlo de um funil de vendas, cujas probabilidades de fecho das oportunidades existentes lhe permitissem facilmente obter uma previsão confiável do volume de vendas no fim do mês.
  • Era necessário obter relatórios rápidos dos contactos estabelecidos, das reuniões efectuadas, das vendas por vendedor, das vendas por área de negócio e o histórico de vendas ao longo do ano.

O nosso papel
Gestão da Força de Vendas
Vtiger CRM
  • Foi discutida e planeada a implementação de um sistema de CRM com base na aplicação PIC (Personal Information Center), mais tarde renomeada de AVENUE.
  • Cada vendedor passou a ter um equipamento portátil onde foi instalada a aplicação.
  • Após a formação sobre a utilização do sistema, todos os contactos de potenciais clientes passaram a ser registados pelo secretariado comercial.
  • Todos os vendedores passaram a registar as suas oportunidades, os seus contactos e reuniões durante o ciclo de venda de cada oportunidade.
  • Foi assegurado que a direcção comercial e a administração da empresa tinha acesso em tempo real a toda a informação do departamento de vendas.

Os resultados
  • A empresa passou a ter controlo sobre a actividade da equipa de vendas.
  • Passou a ser possível saber em que nível de concretização se encontrava a quota do mês e fazer uma previsão eficaz do valor do fecho do mês.
  • A avaliação do desempenho de cada vendedor passou a ser efectuada com maior rigor.
  • O envolvimento da equipa de vendas no sucesso de vendas passou a ser contagioso.

Testemunho do cliente
  • Este sistema ajudou grandemente a Computer Associates a tornar-se numa das maiores companhias de software a nível internacional.

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Alfredo Simões
Consultor de empresas

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Loja online TV SAT Electrodomésticos

A instalação de uma loja online para TV SAT Electrodomésticos


Área de actuação

O desafio do Cliente
  • O cliente queixava-se de diminuição do afluxo de clientes à loja física com a consequente diminuição do volume de vendas.
  • Tinha aderido a uma loja online pela qual pagava uma mensalidade e à qual acedia através de um sub-domínio.
  • Loja Online TV SAT Electrodomésticos
  • Queixava-se que na loja online que tinha contratado à mensalidade os produtos não apareciam nas pesquisas do Google.

O nosso papel
  • Propusemos a instalação da nossa solução de loja online no seu domínio próprio já existente para o seu site, com o pagamento em seis prestações suaves, fazendo ele próprio a implementação, ou seja a criação das categorias e a entrada de dados dos produtos.
  • Com a sua loja online própria, agora pode controlar o SEO dos seus produtos após a formação que foi prestada ao cliente.
  • Temos acompanhado a evolução da implementação da loja online e monitorizado o número de visitas, os produtos mais seleccionados e a frequência e origem dos visitantes.

Os resultados
  • Devido à crise as pessoas reprimem-se de se deslocar às lojas físicas para evitar os custos de deslocação mas com a alternativa da loja online, agora o negócio do Sr. Jorge Oliveira está constantemente a ser visitado por novos clientes.
  • Passou a estar em contacto com novos mercados deixando de estar confinado à área de intervenção periférica em que actuava.
  • A imagem da empresa foi melhorada tanto pelo design associado à loja online como pela presença permanente permitindo a consulta e compra de produtos em qualquer altura - 24 horas por dia e 7 dias por semana, sendo garantido um serviço de entregas rápidas ao domicílio.

Testemunho do cliente
  • O cliente estava a pensar fechar o negócio mas depois da instalação da loja online passou a ter uma perspectiva de continuidade e aumento das vendas com base no aumento da conversão de visitas.

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Alfredo Simões
Consultor de empresas

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Site para Traveling to Alentejo

O desenvolvimento de um site para Traveling to Alentejo


Área de actuação

O desafio do Cliente
  • Traveling to Alentejo é um alojamento que aluga quartos a turistas que vêm visitar a beleza natural da região em que se insere.
  • O cliente deseja receber predominantemente clientes estrangeiros principalmente oriundos do norte da Europa.

O nosso papel
Dam's House
Site Traveling to Alentejo
  • Em conjunto com o cliente foi decido alojar o site no ambiente grátis, embora houvesse a noção de haver algumas limitações pelo facto de não haver um domínio e alojamento próprio.
  • Neste projecto criamos um site com conteúdos escritos totalmente na língua inglesa pois é uma língua universal.
  • Planeamos uma reportagem fotográfica ao local para obter fotografias de qualidade para integrar os conteúdos do site.
  • Foi criada uma estrutura de navegação composta por onze páginas.
  • Foram executadas acções e Search Engine Optimization (SEO) para aumentar o "ranking" nos motores de pesquisa e garantir um bom nível de visitantes.
  • Foram adicionadas ferramentas de interacção com as redes sociais.
  • Foram implementadas ferramentas de monitorização para avaliar as origens e características do público visitante. 

Os resultados
  • Embora o projecto tenha sido implementado na época baixa, o site começou de imediato a ter um número de visitas diárias muito razoável.
  • Aconteceram alguns contactos de turistas interessados em reservar com antecipação a sua estadia no próximo verão.
  • Foi criada uma imagem positiva para o estabelecimento criando uma evolução no reconhecimento da oferta do serviço e da marca

Testemunho do cliente
  • "Esperamos vir a ter muitas reservas no próximo verão. O site online permitiu que o nosso estabelecimento fosse encontrado nas pesquisas pelos potenciais hóspedes."

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Alfredo Simões
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sábado, 28 de dezembro de 2013

ASCMI - Resultados de 2013 e Objectivos para 2014

Alfredo Simões apresenta a previsão dos resultados finais da ASCMI Consultoria de Marketing e Informática relativamente ao ano 2013 prestes a findar e os objectivos para o novo ano de 2014.

Resultados de 2013

Em relação a 2012
  • Crescimento das vendas em volume - 131 %
  • Crescimento do número de transacções - 21 %
Observação: O crescimento positivo anormal do volume de vendas deve-se à imposição legislativa que obriga as empresas a terem facturação certificada.


Repartição das vendas por área de negócio
  • Consumíveis - 1,9 %
  • Hardware - 36 %
  • Serviços - 27,6 %
  • Software - 34,5 %

Repartição de vendas por zona geográfica (concelhos)
  • Lisboa - 23,64 %
  • Oeiras - 15,84 %
  • Cascais - 11,83%
  • Alcácer do Sal - 10,18%
  • Funchal - 8,61 %
  • Montemor-o-Velho - 3,86 %
  • Braga - 3,62 %
  • Sines - 3,24 %
  • Sesimbra - 3,10 %
  • Moita - 2,65 %
  • Albufeira - 2,14 %
  • Setúbal - 1,48 %
  • Alvito - 1,40 %
  • Vila Nova de Gaia - 1,40 %
  • Pombal - 0,98 %
  • Coruche - 0,98 %
  • Lourinhã - 0,82 %
  • Odivelas - 0,70 %
  • Portimão - 0,70 %
  • Matosinhos - 0,70 %
  • Évora - 0,57 %
  • Amarante - 0,48 %
  • Santiago do Cacém - 0,44 %
  • Amadora - 0,30 %
  • Vouzela - 0,19 %
  • Cadaval - 0,07 %
  • Viana do Castelo - 0,07 %

Objectivos para 2014
  • Aumentar quota de vendas em serviços
  • Continuar em crescimento positivo
  • Manter nível de satisfação dos clientes
  • Recrutar um representante por concelho
  • Aumentar reconhecimento da marca
  • Aumentar reputação online
  • Divulgar histórias de sucesso
  • Divulgar testemunhos de clientes
  • Participar em patrocínios

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Alfredo Simões
Consultor de empresas

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