Seja num país, numa empresa ou numa família, a maneira mais fácil de reequilibrar o saldo das contas é cortando custos. Simplesmente não comprar e não gastar.
Antes de se fazer uma redução de custos é necessário fazer uma análise de custos para perceber quais são os custos imprescindíveis e que contribuem para a operacionalidade do país, da empresa ou do agregado familiar. Cortar os custos cegamente e deixar de pagar aos empregados ou de dar comida aos filhos pode entrar em determinadas situações inaceitáveis, pondo em risco o funcionamento do país, da empresa ou da família.
O sucesso da análise de custos condiciona o sucesso da operação de redução de custos.
Deve-se começar por fazer uma listagem do todos os custos e justificar a existência de cada custo.
Por vezes não se cortam determinados custos porque existem conflitos de interesse associados às pessoas que fazem a gestão desses custos. É por exemplo o caso de um gestor que tem outros negócios que são fornecedores do departamento pelo qual é responsável ou quando tem participações financeiras nesse mesmo fornecedor.
Então para ultrapassar situações dessas e garantir que a análise é efectuada por uma entidade isenta e séria deve-se recorrer à consultoria de alguém externo e sem segundos interesses. O envolvimento de consultores externos isentos e honestos evitam muitas situações descontroladas que podem pôr a operacionalidade em risco.
Estas situações aplicam-se especialmente a países e empresas sendo mais difícil encontrá-las no ambiente familiar.
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Alfredo Simões
Consultor de empresas
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Ajudo empresas a atrair clientes novos e a aumentar vendas. Marketing Digital, SEO, Publicidade Online e Vendas Online.
domingo, 5 de janeiro de 2014
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Investir na recuperação de empresas
Tal como o país só conseguirá melhorar aumentando o seu PIB também as empresas só poderão recuperar aumentando as suas vendas. É a única forma de sair de estado deficitário após se ter esgotado o esforço de reduzir despesas.
A única maneira de recuperar as empresas é assegurando o suporte aos seus factores críticos de sucesso de modo a poderem aumentar as suas vendas:
Alfredo Simões e a ASCMI anunciam a criação de uma avença especial com o objectivo de ajudar na recuperação de empresas em dificuldade que inclui manutenção dos sistemas informáticos, consultoria de marketing e acompanhamento de gestão.
Para saber mais contacte-nos
Alfredo Simões
Consultor de empresas
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A única maneira de recuperar as empresas é assegurando o suporte aos seus factores críticos de sucesso de modo a poderem aumentar as suas vendas:
- Manutenção de sistemas informáticos
- Acções de marketing e publicidade
- Acompanhamento de gestão
Alfredo Simões e a ASCMI anunciam a criação de uma avença especial com o objectivo de ajudar na recuperação de empresas em dificuldade que inclui manutenção dos sistemas informáticos, consultoria de marketing e acompanhamento de gestão.
Esta avença é composta pelo valor de adesão e mensalidades seguintes corrrespondentes a 1% do volume de negócios do cliente.
Não inclui fornecimento de produtos ou licenças nem outros serviços da empresa ou de terceiros inerentes à concretização dos planos de acção nem materiais associados.
A aceitação da adesão está condicionada à disponibilização e acesso aos documentos contabilisticos e ao sistema de facturação.
Obs: Avença mensal
* Período mínimo de um ano
Não inclui fornecimento de produtos ou licenças nem outros serviços da empresa ou de terceiros inerentes à concretização dos planos de acção nem materiais associados.
A aceitação da adesão está condicionada à disponibilização e acesso aos documentos contabilisticos e ao sistema de facturação.
Obs: Avença mensal
* Período mínimo de um ano
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terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Mensagem de Ano Novo 2014
Mensagem de Ano Novo 2014
Quero esquecer o ano 2013:
- Quero esquecer o aumento de impostos que suportamos sem ver resultados na melhoria do país;
- Quero esquecer o flagelo do desemprego que pôs tantas famílias na miséria;
- Quero esquecer o aumento da pobreza que levou tanta gente a recorrer à sopa dos pobres;
- Quero esquecer as empresas insolventes que puseram trabalhadores no desemprego e tiveram de ficar a dever aos seus fornecedores;
- Quero esquecer as pessoas insolventes que perderam o tecto que as abrigava;
- Quero esquecer todas as pessoas que foram insensíveis a estas situações e as más pessoas que tropeçaram na minha vida.
Acreditemos nos sinais de esperança para 2014:
- A recuperação da Irlanda sinalizada pelo fim do resgate;
- A afirmação da Grécia de que não precisa de outro pedido de ajuda;
- A saída da Espanha do resgate aos bancos, hoje anunciada;
- As próximas eleições europeias que são a ferramenta para correr com a incompetência na Europa;
- As postura do Papa Francisco na sua preocupação com os mais pobres e mais desfavorecidos.
Lutemos pelo combate ao desemprego:
- Temos de aceitar que os capitalistas não estão interessados em criar emprego porque estão focalizados na especulação financeira e bolsista;
- Temos de ter iniciativa individual para criar o nosso próprio emprego e não ficar à espera do fim do subsídio de desemprego;
- Temos de criar pequenas empresas baseadas nos nossos gostos e competências pessoais pois a degradação do Estado Social cria oportunidades de concorrência saudável;
- Precisamos de ajudar os vizinhos e os amigos que já tiveram a coragem de iniciar um negócio em vez de entregar o nosso pouco dinheiro aos monopólios de pessoas que não se preocupam com o nosso povo;
- Temos de criar parcerias com pessoas que complementam os nossos conhecimentos. Sozinhos não somos nada. Juntos temos o mundo na mão.
Temos de valorizar a família:
- A principal missão que temos neste mundo é educar e formar a geração seguinte, mesmo que ela não queira;
- Temos de passar o nosso conhecimento e os nossos valores aos nossos filhos e netos;
- Temos de ultrapassar esta situação demográfica de envelhecimento e diminuição da população;
- A garantia de um futuro melhor está na mão dos nossos filhos e netos.
Haja amor!
BOM ANO NOVO.
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segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Sistema de Controlo de Vendas na Computer Associates
Sistema de Controlo de Vendas na Computer Associates
Área de actuação
O desafio do Cliente
O nosso papel
Os resultados
Testemunho do cliente
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Alfredo Simões
Consultor de empresas
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Área de actuação
O desafio do Cliente
- A empresa queria controlar as actividades da sua equipa de vendas pois que, por múltiplas razões, era difícil saber o que ia acontecendo no departamento de vendas.
- Havia a necessidade de registar os "leads" obtidos a partir de várias fontes e assegurar o atempado "follow up" para avaliar a possibilidade de conversão em oportunidades.
- Queria manter o controlo de um funil de vendas, cujas probabilidades de fecho das oportunidades existentes lhe permitissem facilmente obter uma previsão confiável do volume de vendas no fim do mês.
- Era necessário obter relatórios rápidos dos contactos estabelecidos, das reuniões efectuadas, das vendas por vendedor, das vendas por área de negócio e o histórico de vendas ao longo do ano.
Vtiger CRM |
- Foi discutida e planeada a implementação de um sistema de CRM com base na aplicação PIC (Personal Information Center), mais tarde renomeada de AVENUE.
- Cada vendedor passou a ter um equipamento portátil onde foi instalada a aplicação.
- Após a formação sobre a utilização do sistema, todos os contactos de potenciais clientes passaram a ser registados pelo secretariado comercial.
- Todos os vendedores passaram a registar as suas oportunidades, os seus contactos e reuniões durante o ciclo de venda de cada oportunidade.
- Foi assegurado que a direcção comercial e a administração da empresa tinha acesso em tempo real a toda a informação do departamento de vendas.
- A empresa passou a ter controlo sobre a actividade da equipa de vendas.
- Passou a ser possível saber em que nível de concretização se encontrava a quota do mês e fazer uma previsão eficaz do valor do fecho do mês.
- A avaliação do desempenho de cada vendedor passou a ser efectuada com maior rigor.
- O envolvimento da equipa de vendas no sucesso de vendas passou a ser contagioso.
Testemunho do cliente
- Este sistema ajudou grandemente a Computer Associates a tornar-se numa das maiores companhias de software a nível internacional.
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Loja online TV SAT Electrodomésticos
A instalação de uma loja online para TV SAT Electrodomésticos
Área de actuação
O desafio do Cliente
O nosso papel
Os resultados
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Área de actuação
O desafio do Cliente
- O cliente queixava-se de diminuição do afluxo de clientes à loja física com a consequente diminuição do volume de vendas.
- Tinha aderido a uma loja online pela qual pagava uma mensalidade e à qual acedia através de um sub-domínio.
- Queixava-se que na loja online que tinha contratado à mensalidade os produtos não apareciam nas pesquisas do Google.
Loja Online TV SAT Electrodomésticos |
O nosso papel
- Propusemos a instalação da nossa solução de loja online no seu domínio próprio já existente para o seu site, com o pagamento em seis prestações suaves, fazendo ele próprio a implementação, ou seja a criação das categorias e a entrada de dados dos produtos.
- Com a sua loja online própria, agora pode controlar o SEO dos seus produtos após a formação que foi prestada ao cliente.
- Temos acompanhado a evolução da implementação da loja online e monitorizado o número de visitas, os produtos mais seleccionados e a frequência e origem dos visitantes.
Os resultados
- Devido à crise as pessoas reprimem-se de se deslocar às lojas físicas para evitar os custos de deslocação mas com a alternativa da loja online, agora o negócio do Sr. Jorge Oliveira está constantemente a ser visitado por novos clientes.
- Passou a estar em contacto com novos mercados deixando de estar confinado à área de intervenção periférica em que actuava.
- A imagem da empresa foi melhorada tanto pelo design associado à loja online como pela presença permanente permitindo a consulta e compra de produtos em qualquer altura - 24 horas por dia e 7 dias por semana, sendo garantido um serviço de entregas rápidas ao domicílio.
Testemunho do cliente
- O cliente estava a pensar fechar o negócio mas depois da instalação da loja online passou a ter uma perspectiva de continuidade e aumento das vendas com base no aumento da conversão de visitas.
Alfredo Simões
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Site para Traveling to Alentejo
O desenvolvimento de um site para Traveling to Alentejo
Área de actuação
O desafio do Cliente
O nosso papel
Os resultados
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Área de actuação
O desafio do Cliente
- Traveling to Alentejo é um alojamento que aluga quartos a turistas que vêm visitar a beleza natural da região em que se insere.
- O cliente deseja receber predominantemente clientes estrangeiros principalmente oriundos do norte da Europa.
O nosso papel
Site Traveling to Alentejo |
- Em conjunto com o cliente foi decido alojar o site no ambiente grátis, embora houvesse a noção de haver algumas limitações pelo facto de não haver um domínio e alojamento próprio.
- Neste projecto criamos um site com conteúdos escritos totalmente na língua inglesa pois é uma língua universal.
- Planeamos uma reportagem fotográfica ao local para obter fotografias de qualidade para integrar os conteúdos do site.
- Foi criada uma estrutura de navegação composta por onze páginas.
- Foram executadas acções e Search Engine Optimization (SEO) para aumentar o "ranking" nos motores de pesquisa e garantir um bom nível de visitantes.
- Foram adicionadas ferramentas de interacção com as redes sociais.
- Foram implementadas ferramentas de monitorização para avaliar as origens e características do público visitante.
Os resultados
- Embora o projecto tenha sido implementado na época baixa, o site começou de imediato a ter um número de visitas diárias muito razoável.
- Aconteceram alguns contactos de turistas interessados em reservar com antecipação a sua estadia no próximo verão.
- Foi criada uma imagem positiva para o estabelecimento criando uma evolução no reconhecimento da oferta do serviço e da marca
Testemunho do cliente
- "Esperamos vir a ter muitas reservas no próximo verão. O site online permitiu que o nosso estabelecimento fosse encontrado nas pesquisas pelos potenciais hóspedes."
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sábado, 28 de dezembro de 2013
ASCMI - Resultados de 2013 e Objectivos para 2014
Alfredo Simões apresenta a previsão dos resultados finais da ASCMI Consultoria de Marketing e Informática relativamente ao ano 2013 prestes a findar e os objectivos para o novo ano de 2014.
Resultados de 2013
Em relação a 2012
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Consultor de empresas
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Resultados de 2013
Em relação a 2012
- Crescimento das vendas em volume - 131 %
- Crescimento do número de transacções - 21 %
Observação: O crescimento positivo anormal do volume de vendas deve-se à imposição legislativa que obriga as empresas a terem facturação certificada.
Repartição das vendas por área de negócio
- Consumíveis - 1,9 %
- Hardware - 36 %
- Serviços - 27,6 %
- Software - 34,5 %
Repartição de vendas por zona geográfica (concelhos)
- Lisboa - 23,64 %
- Oeiras - 15,84 %
- Cascais - 11,83%
- Alcácer do Sal - 10,18%
- Funchal - 8,61 %
- Montemor-o-Velho - 3,86 %
- Braga - 3,62 %
- Sines - 3,24 %
- Sesimbra - 3,10 %
- Moita - 2,65 %
- Albufeira - 2,14 %
- Setúbal - 1,48 %
- Alvito - 1,40 %
- Vila Nova de Gaia - 1,40 %
- Pombal - 0,98 %
- Coruche - 0,98 %
- Lourinhã - 0,82 %
- Odivelas - 0,70 %
- Portimão - 0,70 %
- Matosinhos - 0,70 %
- Évora - 0,57 %
- Amarante - 0,48 %
- Santiago do Cacém - 0,44 %
- Amadora - 0,30 %
- Vouzela - 0,19 %
- Cadaval - 0,07 %
- Viana do Castelo - 0,07 %
Objectivos para 2014
- Aumentar quota de vendas em serviços
- Continuar em crescimento positivo
- Manter nível de satisfação dos clientes
- Recrutar um representante por concelho
- Aumentar reconhecimento da marca
- Aumentar reputação online
- Divulgar histórias de sucesso
- Divulgar testemunhos de clientes
- Participar em patrocínios
Alfredo Simões
Consultor de empresas
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