sábado, 11 de janeiro de 2014

Ajuda ao endividamento das empresas

A principal razão do endividamento das empresas é normalmente a quebra do fluxo de receitas, ou seja, o valor dos compromissos assumidos excede o valor das receitas no período.

Aconselham-se duas soluções possíveis:
  1. Baixar o nível dos compromissos e das despesas ao mínimo
  2. Ajudamos empresas a obter bons resultados
    Peça ajuda antes que seja tarde
  3. Aumentar o valor das receitas
A primeira solução consegue-se através da renegociação das dívidas ou através de pagamento antecipado de algumas dívidas, sacrificando alguns activos existentes (dinheiro em poupança com retorno duvidoso, propriedades que só geram despesa e nenhum rendimento, etc.).

À solução relativa ao aumento das  receitas associa-se a identificação de novas oportunidades para a empresa, a diversificação de actividades, a expansão para novos mercados ou as vendas cruzadas.

Será necessário fazer a análise situacional da empresa para descobrir como reduzir despesas e como aumentar as receitas implementando uma nova estratégia para potencializar a recuperação.

Por vezes há um receio de reconhecer que houve alguma falhas na gestão, que além da crise facilitou a criação da situação de endividamento. 

Além disso os empresários sujeitos à pressão psicológica da dívida e da tentativa constante de a ultrapassar perdem a capacidade de fazer uma análise isenta, aconselhando-se que recorram a uma ajuda externa.


Alfredo Simões
Consultor de empresas

Por favor, deixe-me saber a sua opinião na secção de comentários abaixo.

Sem comentários:

Publicar um comentário