sexta-feira, 31 de julho de 2015

Vocês são a esperança e o futuro do mundo.

Vocês são a esperança e o futuro do mundo.

Vocês são a geração Y que pode implementar mudanças no mundo de modo a preservá-lo e melhorá-lo.


Vocês tanto gostam de jogos de computador. Comecem a jogar o jogo da vida. Enquanto os tecnólogos se empenham em humanizar os jogos de computador, saiam para a rua, tragam o vosso humanismo para o jogo da vida. Usem as capacidades de processamento do vosso cérebro e as competências gráficas da vossa visão. Olhem para o desgraçado que está na esquina sem um tostão para comer uma sopa e ajudem-no se puderem, nem que seja com uma palavra de apoio. Sejam perspicazes com o vilão que se esconde para vos explorar.

Não digam que SIM a tudo, nem que NÃO a nada. PENSEM sempre antes de decidir.

Já vos ouvi dizer que não se interessam por política. Quando não têm emprego e têm de viver com a reforma dos vossos avós ou têm de ajudar os vossos pais que trabalharam uma vida inteira mas agora não se conseguem reformar, isso é fazer política todos os dias para sobreviver.

Já vos ouvi dizer que nem pensam na reforma porque quando lá chegarem isso já não existe. Vocês estão a tempo de mudar isso. Amem-se, formem família, respeitem-se e criem independência colaborativa.

Amem-se. Namorem, passeiem, viajem, visitem lugares soberbos, façam campismo, vivam a natureza, visitem grandes cidades e conheçam grandes hotéis. Comam boas iguarias e bebam bom vinho com moderação.

Formem família. Juntem-se, casem-se, vivam com os pais, façam como quiserem e puderem. Tenham filhos. Trabalhem para pagar as reformas dos vossos progenitores e preparem a geração seguinte para pagar as vossas reformas. Sem filhos não há geração de riqueza. Os bens só têm valor se alguém precisar deles.

Respeitem-se. Evitem desentendimento se as coisas não correrem tão bem como esperavam. Antes de decisões drásticas conversem e ressuscitem aquilo que vos juntou. Avaliem se não correm o risco de passarem a ter uma situação pior que aquela porque estão a passar. O mundo está cheio de gente egoísta que procura momentos fugazes.

Criem independência colaborativa. Sejam empreendedores. Criem pequenas empresas com os vossos amigos com quem habitualmente jogam. Aproveitem a confiança que existe entre vós mas estabeleçam regras claras porque as pessoas quando se sentem com algum poder entram em processo de metamorfose. Reúnam competências. Juntem o financeiro, o especialista de marketing, o estratega, o habilidoso, o tecnólogo e o humanista. Discutam ideias diferentes e descubram pontos comuns. Analisem as necessidades e as oportunidades do mercado e criem uma empresa com produtos e serviços diferenciados dos monopólios.

Façam-me um favor adicional. Participem na vida pública. Votem. Não dêem a vitória de mão beijada aos incompetentes que puseram Portugal na desgraça desde o 25 de Abril para cá. Votem em qualquer outro partido. Sejam activos e construam o vosso futuro com uma participação activa na vida pública que tanto influencia o vosso dia-a-dia.

Não esqueçam. Levem os vossos avós a votar. Não os influenciem. Mas digam-lhe para não votarem em malfeitores.

Mudem este mundo por favor, tal como eu tentei e continuo a tentar. Partilhem este modo de estar na vida com toda a gente.

Obrigado.





Alfredo Simões
Consultor de empresas



Por favor, deixe-me saber a sua opinião na secção de comentários abaixo.




Sem comentários:

Enviar um comentário