domingo, 3 de agosto de 2014

Remodelação e manutenção de sites

Muitas empresas tiveram o empenho de criar websites para as suas empresas talvez como que aderindo a uma moda corrente no auge do crescimento da utilização da internet.

Na realidade o crescimento da utilização da internet não pára e o marketing digital tem cada vez mais importância nas estratégias que as empresas implementam para chegar aos seus clientes através de conteúdos relevantes para as suas necessidades e para atrair novos clientes.

A construção de sites interessantes para os clientes é a fase inicial da presença online. Mas a manutenção de sites existentes é crucial para manter um bom posicionamento junto do mercado e da concorrência. Um website é uma ferramenta viva que deve estar permanentemente em actualização, com as mais recentes novidades da área de negócio e com a divulgação de novos produtos e serviços.

Aquelas empresas que ainda não procederam à remodelação de sites antigos estão a perder mercado e clientes porque os seus websites ficam com uma imagem ridícula face aos sites dos seus concorrentes criados com tecnologias actuais que permitem uma experiência de navegação excepcional seja em ambientes windows, iphone ou android (desktop e mobile).

Para proceder à remodelação de sites e lojas online deve-se ter a garantia de entregar essa tarefa de melhoramento da usabilidade e apresentação do site a uma empresa experiente e com conhecimentos comprovados de marketing que implemente um website profissional. A usabilidade do website é a simplicidade e facilidade com que um website pode ser utilizado.

Um website personalizado com as especificidades inerentes da actividade da empresa e do mercado em que ela se insere é website feito à medida que vai satisfazer os seus visitantes e assegurar a captura de novos clientes e novas oportunidades.

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Finalmente devemos pensar nos conteúdos do website. O website deve ter conteúdos compatíveis com aquilo que as pessoas procuram através das suas chaves de pesquisas. Esses conteúdos devem ter uma apresentação profissional e devem ser sempre escritos por especialistas na área do conteúdo que saiba da matéria sobre a qual está a escrever.

O site da sua empresa está actualizado?


Alfredo Simões
Consultor de empresas


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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Empreendedorismo e inovação nas empresas

Portugal precisa de muitas iniciativas de empreendedorismo e inovação para poder evoluir e dinamizar a economia.

Hoje as empresas têm de se modernizar, tirar partido do software de facturação e de outro software de gestão tal como o software de contabilidade, para ter informação em tempo real que lhes permita gerir bem os seus negócios.

O marketing digital também é um factor importante na evolução da economia. Hoje não perguntamos na esquina onde existe uma loja de retalho, um restaurante ou um hotel. Perguntamos ao Google através do telemóvel que trazemos no bolso. Portanto as empresas para terem sucesso têm de estar online com um site institucional ou loja online, modernos e actualizados que lhes permita obter potenciais clientes (leads).

A conveniente gestão de potenciais clientes leva-nos a outro factor crítico de sucesso para as empresas - o CRM (Customer Relationship Management). Actualmente as empresas não podem sobreviver sem fazer uma gestão do relacionamento com o cliente que seja eficaz e as ajude a controlar bem o seu funil de oportunidades de venda.
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Na sua empresa, existe uma preocupação constante com empreendedorismo e inovação?



Alfredo Simões
Consultor de empresas


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terça-feira, 22 de julho de 2014

A tensão entre vendas e marketing

A tensão entre vendas e marketing não é segredo.

Os departamentos de marketing não encontram justificação para o baixo orçamento que lhes é atribuído e as equipas de vendas não entendem a pressão a que estão sujeitas para converter potenciais clientes em compradores.

A maioria das pessoas ficam do lado do marketing porque os vendedores se recusam-se a seguir potenciais clientes por motivos ridículos, devido ao tempo que é necessário para fechar esses potenciais negócios, sem se preocuparem em  fazer um telefonema, alegando estarem muito ocupados com outras tarefas (normalmente algo que lhes gera uma comissão).

Mas é realmente culpa deles?

Para responder a isso, precisamos voltar atrás para esclarecer o que são realmente potenciais clientes. Claro que se não houver uma definição concreta, as empresas correm o risco de acreditar que têm mais potenciais clientes do que realmente têm. Potenciais clientes sem sucesso, que não compraram, que não foram seguidos pelos vendedores não contam como potenciais clientes. Indiscutivelmente, se a definição de potenciais clientes for esclarecida pela gestão da empresa, se houver regras de qualificação criteriosa, os vendedores farão o seguimento de acordo com as regras. Não é verdade?

Tudo se resume ao facto de que os dois departamentos precisam trabalhar em conjunto, mas talvez ninguém esteja a trabalhar para esse objectivo nalgumas empresas. Cabe aos gestores, à direcção comercial, esclarecer o processo e apoiar a colaboração efectiva entre vendas e marketing.
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Na sua empresa, os potenciais clientes gerados pelo marketing são seguidos pelos seus vendedores?



Alfredo Simões
Consultor de empresas


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domingo, 20 de julho de 2014

Assistência informática a empresas


Imagine o seguinte cenário:
  1. Está a terminar uma proposta para o seu melhor cliente que prometeu entregar por email até ao fim do dia. 
  2. De repente aparece-lhe uma mensagem de erro no écran e o processador de texto deixa de responder. Tenta enviar um email a avisar o cliente para esperar mais um pouco mas a aplicação de email nunca mais arranca. Aparece-lhe uma mensagem que tem o aspecto de ser um ataque por vírus ou malware.
  3. Liga para uma loja de informática a pedir ajuda. Não podem ajudar pelo telefone. O técnico que presta assistência ao domicilio só está disponível no fim do dia seguinte. Dizem-lhe que tem de levar o computador à loja e que provavelmente já não lhe conseguem resolver o problema hoje. Terá de deixar o computador e voltar lá amanhã para ver se está pronto.

Considere o cenário alternativo
  1. (o mesmo)
  2. (o mesmo)
  3. Liga para o seu fornecedor de confiança, que presta assistência informática à sua empresa e a outras empresas de sucesso do seu ramo de actividade. Ao abrigo do acordo de assistência informática que estabeleceu com o seu fornecedor telefona a contar o seu problema. O técnico especializado que atende pede-lhe autorização para aceder remotamente ao seu computador. Num espaço mínimo de tempo resolve o seu problema. Aproveita para instalar as últimas actualizações no anti-vírus e no sistema operativo do seu computador. Passados alguns minutos devolve-lhe o seu computador para poder a acabar a proposta do seu cliente a tempo. O técnico desliga-se do acesso remoto e pelo telefone deseja-lhe um bom resto de dia.


Qual é o cenário que acontece na sua empresa?


Prefere perder tempo e pôr em risco a rentabilidade do seu negócio ou estar confortavelmente a contar com a segurança de um contrato que lhe garante um serviço rápido de assistência informática com que pode contar a qualquer momento?



Alfredo Simões
Consultor de empresas


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    quinta-feira, 17 de julho de 2014

    IT as a Service - IT outsourcing

    Acabe com as dores de cabeça

    O outsourcing dos sistemas de informação garante um aumento da produtividade e a transferência de recursos do departamento de informática para outras tarefas de valor acrescentado garantindo simultaneamente a melhor qualidade de serviço prestado.

    Obtendo uma redução anual no custo por computador o outsourcing dos sistemas de informação garante a gestão das suas plataformas informáticas, proporcionando um suporte efectivo à produtividade individual.

    IT as a Service cobre as necessidades das empresas com parques informáticos de pequena a média dimensão.

    Inclui desenho, instalação, implementação, administração e suporte dos sistemas informáticos em clientes de várias indústrias e actividades (managed services).

    ITaaS tem numerosos e diversos benefícios, incluindo:

    • Investimento inicial mínimo em recursos TI
    • Despesas previsíveis
    • Transparência financeira
    • Vantagens fiscais
    • Monitorização contínua dos serviços
    • Suporte técnico especializado
    • Escalabilidade
    • Atualizações regulares de software e patches
    • Garantia de hardware moderno e actualizado

    Gostaria de deixar de se preocupar com os seus recursos informáticos e ter garantia do seu funcionamento sem interrupções?



    Alfredo Simões
    Consultor de empresas


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    Agência de Marketing Digital


    Quando ficamos interessados em adquirir algo e estamos longe de um possível local de compra recorremos à internet para satisfazer aquela primeira curiosidade emocional que nos impele à compra do produto.

    Hoje em dia nós procuramos quase tudo através da internet. Até os relacionamentos.
    Através do telemóvel ou smartphone procuramos o produto ou serviço que pretendemos.

    Já não queremos atender vendedores que nos pressionam para comprar o que não precisamos.

    O sucesso das empresas está cada vez mais ligado à sua presença na internet. Mesmo as grandes cadeias comerciais com lojas físicas usam a internet como canal de comunicação para atrair novos clientes.

    O Marketing digital engloba métodos usados através da internet para comunicar com potenciais clientes que usam os seus computadores ou dispositivos móveis para aceder à informação. Os objectivos de comunicação são:
    • Divulgar a empresa e criar o desejo pela compra de produtos
    • Conquistar novos clientes
    • Melhorar o relacionamento com os clientes

    Para promover produtos ou serviços devem-se usar de canais de distribuição adequados, entre os quais se inclui o canal internet para chegar mais rapidamente aos consumidores, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

    Os objectivos do marketing digital são:
    • Atrair visitantes ao site ou loja online da empresa
    • Fazer a conversão dos visitantes em potenciais novos clientes
    • Incentivar os clientes a concretizar negócios através da plataforma online
    • Inspirar confiança e garantir a satisfação dos clientes
    • Criar e manter um relacionamento com os clientes

    Tal como outras empresas de sucesso já o fizeram, as empresas que querem obter crescimento no mercado devem posicionar devidamente o seu negócio  na internet para começar a conquistar novos clientes.

    É necessário desenvolver e implementar campanhas com estratégias e meios adequados à área do negócio da empresa, tais como:
    • Geração de oportunidades (leads)
    • Marketing de atracção de clientes
    • Email Marketing
    • Marketing online
    • Marketing de Conteúdo - Web Copywriting
    • Marketing Redes Sociais
    • Marketing Viral
    • Mobile Marketing
    • Publicidade Online
    • Criação de site institucional
    • Lojas online (e-commerce) - Vendas online
    • Web Design de remodelação de sites antigos
    • SEO - Web Analytics
    • Monitorização de resultados

    Gostaria de saber como aumentar as suas vendas em mais de 10% em pouco tempo?



    Alfredo Simões
    Consultor de empresas


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    Outsourcing da Direcção Comercial


    A Direcção Comercial da sua equipa de vendas é muito importante. A Direcção Comercial tem como missão definir os objectivos de vendas a atingir com base no planeamento estratégico da empresa e definir quotas para cada elemento da força de vendas. Tem ainda como tarefas adicionais o controlo e acompanhamento das actividades dos vendedores, além da formação, suporte e aconselhamento que eles possam necessitar.

    Imagina a sua empresa com vendedores autónomos que gerem as suas actividades de modo pessoal e sem obedecer a critérios de comportamento, cumprimento de procedimentos e quotas? Será que esta situação tem fiabilidade para o ajudar a atingir os objectivos estratégicos da empresa que está a gerir?

    consultoria-informáticaAlgumas empresas ainda não têm um Director Comercial por alguma destas razões: ainda não atingiram dimensão suficiente para tal, o Director Geral vai dando uma mão, não querem assumir os custos de um profissional a tempo inteiro ou ainda não encontraram a pessoa certa.

    O que pensa de ter na sua empresa uma direccção comercial em regime de outsourcing ou nomear alguém interinamente de modo a preparar um dos seus vendedores para vir a assumir mais tarde o cargo?


    Alfredo Simões
    Consultor de empresas


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