domingo, 20 de julho de 2014

Assistência informática a empresas


Imagine o seguinte cenário:
  1. Está a terminar uma proposta para o seu melhor cliente que prometeu entregar por email até ao fim do dia. 
  2. De repente aparece-lhe uma mensagem de erro no écran e o processador de texto deixa de responder. Tenta enviar um email a avisar o cliente para esperar mais um pouco mas a aplicação de email nunca mais arranca. Aparece-lhe uma mensagem que tem o aspecto de ser um ataque por vírus ou malware.
  3. Liga para uma loja de informática a pedir ajuda. Não podem ajudar pelo telefone. O técnico que presta assistência ao domicilio só está disponível no fim do dia seguinte. Dizem-lhe que tem de levar o computador à loja e que provavelmente já não lhe conseguem resolver o problema hoje. Terá de deixar o computador e voltar lá amanhã para ver se está pronto.

Considere o cenário alternativo
  1. (o mesmo)
  2. (o mesmo)
  3. Liga para o seu fornecedor de confiança, que presta assistência informática à sua empresa e a outras empresas de sucesso do seu ramo de actividade. Ao abrigo do acordo de assistência informática que estabeleceu com o seu fornecedor telefona a contar o seu problema. O técnico especializado que atende pede-lhe autorização para aceder remotamente ao seu computador. Num espaço mínimo de tempo resolve o seu problema. Aproveita para instalar as últimas actualizações no anti-vírus e no sistema operativo do seu computador. Passados alguns minutos devolve-lhe o seu computador para poder a acabar a proposta do seu cliente a tempo. O técnico desliga-se do acesso remoto e pelo telefone deseja-lhe um bom resto de dia.


Qual é o cenário que acontece na sua empresa?


Prefere perder tempo e pôr em risco a rentabilidade do seu negócio ou estar confortavelmente a contar com a segurança de um contrato que lhe garante um serviço rápido de assistência informática com que pode contar a qualquer momento?



Alfredo Simões
Consultor de empresas


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    quinta-feira, 17 de julho de 2014

    IT as a Service - IT outsourcing

    Acabe com as dores de cabeça

    O outsourcing dos sistemas de informação garante um aumento da produtividade e a transferência de recursos do departamento de informática para outras tarefas de valor acrescentado garantindo simultaneamente a melhor qualidade de serviço prestado.

    Obtendo uma redução anual no custo por computador o outsourcing dos sistemas de informação garante a gestão das suas plataformas informáticas, proporcionando um suporte efectivo à produtividade individual.

    IT as a Service cobre as necessidades das empresas com parques informáticos de pequena a média dimensão.

    Inclui desenho, instalação, implementação, administração e suporte dos sistemas informáticos em clientes de várias indústrias e actividades (managed services).

    ITaaS tem numerosos e diversos benefícios, incluindo:

    • Investimento inicial mínimo em recursos TI
    • Despesas previsíveis
    • Transparência financeira
    • Vantagens fiscais
    • Monitorização contínua dos serviços
    • Suporte técnico especializado
    • Escalabilidade
    • Atualizações regulares de software e patches
    • Garantia de hardware moderno e actualizado

    Gostaria de deixar de se preocupar com os seus recursos informáticos e ter garantia do seu funcionamento sem interrupções?



    Alfredo Simões
    Consultor de empresas


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    Agência de Marketing Digital


    Quando ficamos interessados em adquirir algo e estamos longe de um possível local de compra recorremos à internet para satisfazer aquela primeira curiosidade emocional que nos impele à compra do produto.

    Hoje em dia nós procuramos quase tudo através da internet. Até os relacionamentos.
    Através do telemóvel ou smartphone procuramos o produto ou serviço que pretendemos.

    Já não queremos atender vendedores que nos pressionam para comprar o que não precisamos.

    O sucesso das empresas está cada vez mais ligado à sua presença na internet. Mesmo as grandes cadeias comerciais com lojas físicas usam a internet como canal de comunicação para atrair novos clientes.

    O Marketing digital engloba métodos usados através da internet para comunicar com potenciais clientes que usam os seus computadores ou dispositivos móveis para aceder à informação. Os objectivos de comunicação são:
    • Divulgar a empresa e criar o desejo pela compra de produtos
    • Conquistar novos clientes
    • Melhorar o relacionamento com os clientes

    Para promover produtos ou serviços devem-se usar de canais de distribuição adequados, entre os quais se inclui o canal internet para chegar mais rapidamente aos consumidores, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

    Os objectivos do marketing digital são:
    • Atrair visitantes ao site ou loja online da empresa
    • Fazer a conversão dos visitantes em potenciais novos clientes
    • Incentivar os clientes a concretizar negócios através da plataforma online
    • Inspirar confiança e garantir a satisfação dos clientes
    • Criar e manter um relacionamento com os clientes

    Tal como outras empresas de sucesso já o fizeram, as empresas que querem obter crescimento no mercado devem posicionar devidamente o seu negócio  na internet para começar a conquistar novos clientes.

    É necessário desenvolver e implementar campanhas com estratégias e meios adequados à área do negócio da empresa, tais como:
    • Geração de oportunidades (leads)
    • Marketing de atracção de clientes
    • Email Marketing
    • Marketing online
    • Marketing de Conteúdo - Web Copywriting
    • Marketing Redes Sociais
    • Marketing Viral
    • Mobile Marketing
    • Publicidade Online
    • Criação de site institucional
    • Lojas online (e-commerce) - Vendas online
    • Web Design de remodelação de sites antigos
    • SEO - Web Analytics
    • Monitorização de resultados

    Gostaria de saber como aumentar as suas vendas em mais de 10% em pouco tempo?



    Alfredo Simões
    Consultor de empresas


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    Outsourcing da Direcção Comercial


    A Direcção Comercial da sua equipa de vendas é muito importante. A Direcção Comercial tem como missão definir os objectivos de vendas a atingir com base no planeamento estratégico da empresa e definir quotas para cada elemento da força de vendas. Tem ainda como tarefas adicionais o controlo e acompanhamento das actividades dos vendedores, além da formação, suporte e aconselhamento que eles possam necessitar.

    Imagina a sua empresa com vendedores autónomos que gerem as suas actividades de modo pessoal e sem obedecer a critérios de comportamento, cumprimento de procedimentos e quotas? Será que esta situação tem fiabilidade para o ajudar a atingir os objectivos estratégicos da empresa que está a gerir?

    consultoria-informáticaAlgumas empresas ainda não têm um Director Comercial por alguma destas razões: ainda não atingiram dimensão suficiente para tal, o Director Geral vai dando uma mão, não querem assumir os custos de um profissional a tempo inteiro ou ainda não encontraram a pessoa certa.

    O que pensa de ter na sua empresa uma direccção comercial em regime de outsourcing ou nomear alguém interinamente de modo a preparar um dos seus vendedores para vir a assumir mais tarde o cargo?


    Alfredo Simões
    Consultor de empresas


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    segunda-feira, 23 de junho de 2014

    6 Questões em consultoria empresarial

    Quando sente a necessidade de assumir um compromisso com um consultor para resolver algum problema que tem na sua empresa deve fazer algumas perguntas para determinar o tipo de serviço de consultoria aplicável.

    Consultoria é o fornecimento de conselhos úteis às empresas, ajudando os gestores a implementar o conselho.

    Um consultor é um conselheiro independente, que agrega valor ao ajudar os gestores a identificar e alcançar uma mudança benéfica adequadas às suas soluções.


    Questão 1:
    • Estou a fazer o que é certo?
    Se tem esta questão em mente, muito provavelmente precisa de consultoria numa das seguinte áreas para confirmar a sua actuação:
    • Consultoria de estratégia
    • Consultoria para avaliação da concorrência

    Questão 2:
    • Estou a fazer as coisas da maneira certa?
    Se estas questão lhe surge com frequência provavelmente deve rever os seus procedimentos:
    • Consultoria para revisão de operações 
    • Consultoria para aferição (benchmarking) das operações

    Questão 3:
    • O que posso mudar para fazer as coisas da maneira certa?
    Provavelmente necessita de ajuda para saber como pôr as coisas no bom caminho:
    • Definição e selecção de soluções
    • Desenho de soluções de alteração
    • Projecto de processos

    Questão 4:
    • Como faço para conseguir as mudanças necessárias?
    Após definidas as alterações a implementar há que saber como implementá-las. Precisará de consultoria para:
    • Planeamento do projecto / planeamento da mudança
    • Avaliação da disponibilidade da mudança

    Questão 5:
    • Como faço para implementar o plano de mudança que eu tenho?
    Se esta questão o preocupa então precisa de consultoria especializada em:
    • Gestão de projecto
    • Gestão da mudança

    Questão 6:
    • Que resultados estou a obter com as mudanças que eu fiz?
    Nesta fase há a necessidade de se certificar que as mudanças que implementou estão a sortir efeitos:
    • Avaliação de desempenho
    • Auditoria de projecto
    • Verificação de integridade

    Se tem dificuldade em avaliar qual a pergunta a que deve responder com mais prioridade peça uma avaliação gratuita do seu caso.
    Alfredo Simões
    Consultor de empresas


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    segunda-feira, 9 de junho de 2014

    Software facturação restaurante

    O desemprego continua a grassar a vida das pessoas e das famílias. Muitas pessoas estão a chegar ao fim do tempo limite do recebimento do subsídio de desemprego. Como solução estão a puxar pelo seu espírito empreendedor para iniciar um novo negócio por conta própria.

    Em todos os ramos de actividade é obrigatório ter um sistema de facturação que emite um documento de factura simplificada que inclua os produtos vendidos e mencione o nome do cliente e o seu número de contribuinte NIF como requisitos mínimos para estar em conformidade com a legislação.

    Actualmente ainda existe o mito da registadora. Quem está a começar um novo negócio tem a tendência em procurar uma registadora.


    Embora uma registadora seja mais barata que um sistema POS (Point of Sale / Ponto de Venda) tem alguns inconvenientes que não devemos descurar:
    • Não é facilmente actualizável e podemos perder o investimento efectuado se houver significativas alterações na legislação. Como temos tido muitas alterações de legislação nesta área, o investimento numa registadora é um investimento de risco;
    • Não permite efectuar controlo de stocks e só recebe um número limitado de descrições de produtos. Um negócio novo com vontade de prosperar tem de ser dinâmico no início até conseguir determinar o seu nicho de mercado e acertar com os produtos mais procurados e mais rentáveis;
    • Em termos de assistência técnica, ela tem de ser prestada sempre localmente o que acarreta custos de deslocação. Com um sistema informatizado o suporte pode ser prestado remotamente. Adicionar um produto às descrições disponíveis é uma tarefa que tem de ser sempre efectuada por um técnico especializado. O utilizador raramente consegue fazê-lo;
    • Além disso não permite transmitir ao cliente uma imagem de inovação e criatividade que é indispensável para qualquer novo negócio: A empresa fica desligada do mundo sem acesso à internet e sem poder disponibilizar o serviço de acesso gratuito wireless que prende os clientes ao local do negócio;
    • A registadora não permite extrair os registos mensais a entregar às finanças através do site e-factura pelo que será necessário lançar manualmente venda a venda, trabalho desperdiçado que nem o contabilista gosta de fazer;
    • E outros...

    Um sistema de facturação precisa dos seguintes elementos:
    • 1 POS ou computador com monitor
    • 1 sistema operativo
    • 1 monitor
    • 1 impressora de talões
    • 1 gaveta de dinheiro
    • 1 softtware de facturação

    Quando se inicia um novo negócio todo o dinheiro é pouco. Há que gastar o mínimo possível. Se já tem o seu portátil porque não aproveitá-lo para iniciar o sistema de facturação da sua empresa?


    O seu portátil inclui os três primeiros elementos necessários para um sistema de facturação
    • 1 POS ou computador com monitor
    • 1 sistema operativo
    • 1 monitor

    Então só precisa de comprar:

    Boa sorte para o seu novo negócio.


    Consultor de Empresas

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    quinta-feira, 5 de junho de 2014

    Como aumentar vendas e assegurar rentabilidade

    Vivemos num ambiente de crise económica caracterizada por uma deflação prolongada, dificuldades de acesso ao crédito, altos níveis de desemprego com o consequente declínio do consumo e o adiamento de decisões de compra, instabilidade política com o agravamento da falta de confiança de empresários e consumidores, logo os responsáveis das empresas têm mais dificuldade em concretizar o desafio de aumentar as vendas e assegurar a rentabilidade das suas empresas.

    Neste ambiente é indispensável assegurar que as áreas funcionais importantes da empresa se encontram em bom funcionamento de modo a ajudar na concretização dos objectivos.

    O sistema de facturação é uma ferramenta importante. Não só pela imposição legal de se usar software certificado mas também pelo facto de que o sistema de facturação nos pode dar informação útil sobre os clientes e produtos mais rentáveis, nós devemos saber explorar a totalidade das potencialidades deste sistema.

    Cada vez mais os sistemas informáticos são um factor crítico de sucesso de qualquer empresa moderna pelo que é indispensável ter entidades idóneas competentes a prestar os serviços de assistência informática necessários para garantir a disponibilidade desses sistemas.

    A presença na internet é indispensável. Hoje os consumidores e compradores de empresas utilizam a internet para procurar produtos e fornecedores e iniciam o processo de compra sem contactos pessoais. Também as restrições legais na distribuição de publicidade, seja por correio ou por email, implicam que se usem outras técnicas para as empresas serem encontradas pelos seus potenciais clientes.

    Os novos sistemas para vender online têm vindo a ter utilização crescente tanto por pequenas empresas como por empresas com liderança de mercado nos sectores mais importantes da economia. O desenvolvimento das empresas de logística permitem agora comprar a maioria dos produtos a partir do conforto do domicílio.

    A prospecção de novos clientes já não se consegue fazer pelos métodos tradicionais pois os potenciais clientes esgotaram o tempo e a paciência para atender operadores de telemarketing que por vezes não respeitam a decisão das pessoas. Acertar correctamente com o público-alvo é indispensável em vez de perder tempo com pessoas que não têm necessidade dos produtos e serviços da empresa.

    O desempenho de vendas e consequente rentabilidade das empresas está cada vez mais dependente da maneira como se faz a gestão do relacionamento com o cliente uma vez que depois de identificar o potencial cliente é necessário fazer com que concretize a sua necessidade com os produtos e serviços da empresa e que fique superiormente satisfeito de modo a recomendar a empresa a outros potenciais clientes.

    Avaliação gratuita da sua empresa
    Responderemos rapidamente
    Como avalia estas áreas funcionais na sua empresa?


    Alfredo Simões
    Consultor de empresas

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