quinta-feira, 17 de julho de 2014

Agência de Marketing Digital


Quando ficamos interessados em adquirir algo e estamos longe de um possível local de compra recorremos à internet para satisfazer aquela primeira curiosidade emocional que nos impele à compra do produto.

Hoje em dia nós procuramos quase tudo através da internet. Até os relacionamentos.
Através do telemóvel ou smartphone procuramos o produto ou serviço que pretendemos.

Já não queremos atender vendedores que nos pressionam para comprar o que não precisamos.

O sucesso das empresas está cada vez mais ligado à sua presença na internet. Mesmo as grandes cadeias comerciais com lojas físicas usam a internet como canal de comunicação para atrair novos clientes.

O Marketing digital engloba métodos usados através da internet para comunicar com potenciais clientes que usam os seus computadores ou dispositivos móveis para aceder à informação. Os objectivos de comunicação são:
  • Divulgar a empresa e criar o desejo pela compra de produtos
  • Conquistar novos clientes
  • Melhorar o relacionamento com os clientes

Para promover produtos ou serviços devem-se usar de canais de distribuição adequados, entre os quais se inclui o canal internet para chegar mais rapidamente aos consumidores, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Os objectivos do marketing digital são:
  • Atrair visitantes ao site ou loja online da empresa
  • Fazer a conversão dos visitantes em potenciais novos clientes
  • Incentivar os clientes a concretizar negócios através da plataforma online
  • Inspirar confiança e garantir a satisfação dos clientes
  • Criar e manter um relacionamento com os clientes

Tal como outras empresas de sucesso já o fizeram, as empresas que querem obter crescimento no mercado devem posicionar devidamente o seu negócio  na internet para começar a conquistar novos clientes.

É necessário desenvolver e implementar campanhas com estratégias e meios adequados à área do negócio da empresa, tais como:
  • Geração de oportunidades (leads)
  • Marketing de atracção de clientes
  • Email Marketing
  • Marketing online
  • Marketing de Conteúdo - Web Copywriting
  • Marketing Redes Sociais
  • Marketing Viral
  • Mobile Marketing
  • Publicidade Online
  • Criação de site institucional
  • Lojas online (e-commerce) - Vendas online
  • Web Design de remodelação de sites antigos
  • SEO - Web Analytics
  • Monitorização de resultados

Gostaria de saber como aumentar as suas vendas em mais de 10% em pouco tempo?



Alfredo Simões
Consultor de empresas


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Outsourcing da Direcção Comercial


A Direcção Comercial da sua equipa de vendas é muito importante. A Direcção Comercial tem como missão definir os objectivos de vendas a atingir com base no planeamento estratégico da empresa e definir quotas para cada elemento da força de vendas. Tem ainda como tarefas adicionais o controlo e acompanhamento das actividades dos vendedores, além da formação, suporte e aconselhamento que eles possam necessitar.

Imagina a sua empresa com vendedores autónomos que gerem as suas actividades de modo pessoal e sem obedecer a critérios de comportamento, cumprimento de procedimentos e quotas? Será que esta situação tem fiabilidade para o ajudar a atingir os objectivos estratégicos da empresa que está a gerir?

consultoria-informáticaAlgumas empresas ainda não têm um Director Comercial por alguma destas razões: ainda não atingiram dimensão suficiente para tal, o Director Geral vai dando uma mão, não querem assumir os custos de um profissional a tempo inteiro ou ainda não encontraram a pessoa certa.

O que pensa de ter na sua empresa uma direccção comercial em regime de outsourcing ou nomear alguém interinamente de modo a preparar um dos seus vendedores para vir a assumir mais tarde o cargo?


Alfredo Simões
Consultor de empresas


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segunda-feira, 23 de junho de 2014

6 Questões em consultoria empresarial

Quando sente a necessidade de assumir um compromisso com um consultor para resolver algum problema que tem na sua empresa deve fazer algumas perguntas para determinar o tipo de serviço de consultoria aplicável.

Consultoria é o fornecimento de conselhos úteis às empresas, ajudando os gestores a implementar o conselho.

Um consultor é um conselheiro independente, que agrega valor ao ajudar os gestores a identificar e alcançar uma mudança benéfica adequadas às suas soluções.


Questão 1:
  • Estou a fazer o que é certo?
Se tem esta questão em mente, muito provavelmente precisa de consultoria numa das seguinte áreas para confirmar a sua actuação:
  • Consultoria de estratégia
  • Consultoria para avaliação da concorrência

Questão 2:
  • Estou a fazer as coisas da maneira certa?
Se estas questão lhe surge com frequência provavelmente deve rever os seus procedimentos:
  • Consultoria para revisão de operações 
  • Consultoria para aferição (benchmarking) das operações

Questão 3:
  • O que posso mudar para fazer as coisas da maneira certa?
Provavelmente necessita de ajuda para saber como pôr as coisas no bom caminho:
  • Definição e selecção de soluções
  • Desenho de soluções de alteração
  • Projecto de processos

Questão 4:
  • Como faço para conseguir as mudanças necessárias?
Após definidas as alterações a implementar há que saber como implementá-las. Precisará de consultoria para:
  • Planeamento do projecto / planeamento da mudança
  • Avaliação da disponibilidade da mudança

Questão 5:
  • Como faço para implementar o plano de mudança que eu tenho?
Se esta questão o preocupa então precisa de consultoria especializada em:
  • Gestão de projecto
  • Gestão da mudança

Questão 6:
  • Que resultados estou a obter com as mudanças que eu fiz?
Nesta fase há a necessidade de se certificar que as mudanças que implementou estão a sortir efeitos:
  • Avaliação de desempenho
  • Auditoria de projecto
  • Verificação de integridade

Se tem dificuldade em avaliar qual a pergunta a que deve responder com mais prioridade peça uma avaliação gratuita do seu caso.
Alfredo Simões
Consultor de empresas


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segunda-feira, 9 de junho de 2014

Software facturação restaurante

O desemprego continua a grassar a vida das pessoas e das famílias. Muitas pessoas estão a chegar ao fim do tempo limite do recebimento do subsídio de desemprego. Como solução estão a puxar pelo seu espírito empreendedor para iniciar um novo negócio por conta própria.

Em todos os ramos de actividade é obrigatório ter um sistema de facturação que emite um documento de factura simplificada que inclua os produtos vendidos e mencione o nome do cliente e o seu número de contribuinte NIF como requisitos mínimos para estar em conformidade com a legislação.

Actualmente ainda existe o mito da registadora. Quem está a começar um novo negócio tem a tendência em procurar uma registadora.


Embora uma registadora seja mais barata que um sistema POS (Point of Sale / Ponto de Venda) tem alguns inconvenientes que não devemos descurar:
  • Não é facilmente actualizável e podemos perder o investimento efectuado se houver significativas alterações na legislação. Como temos tido muitas alterações de legislação nesta área, o investimento numa registadora é um investimento de risco;
  • Não permite efectuar controlo de stocks e só recebe um número limitado de descrições de produtos. Um negócio novo com vontade de prosperar tem de ser dinâmico no início até conseguir determinar o seu nicho de mercado e acertar com os produtos mais procurados e mais rentáveis;
  • Em termos de assistência técnica, ela tem de ser prestada sempre localmente o que acarreta custos de deslocação. Com um sistema informatizado o suporte pode ser prestado remotamente. Adicionar um produto às descrições disponíveis é uma tarefa que tem de ser sempre efectuada por um técnico especializado. O utilizador raramente consegue fazê-lo;
  • Além disso não permite transmitir ao cliente uma imagem de inovação e criatividade que é indispensável para qualquer novo negócio: A empresa fica desligada do mundo sem acesso à internet e sem poder disponibilizar o serviço de acesso gratuito wireless que prende os clientes ao local do negócio;
  • A registadora não permite extrair os registos mensais a entregar às finanças através do site e-factura pelo que será necessário lançar manualmente venda a venda, trabalho desperdiçado que nem o contabilista gosta de fazer;
  • E outros...

Um sistema de facturação precisa dos seguintes elementos:
  • 1 POS ou computador com monitor
  • 1 sistema operativo
  • 1 monitor
  • 1 impressora de talões
  • 1 gaveta de dinheiro
  • 1 softtware de facturação

Quando se inicia um novo negócio todo o dinheiro é pouco. Há que gastar o mínimo possível. Se já tem o seu portátil porque não aproveitá-lo para iniciar o sistema de facturação da sua empresa?


O seu portátil inclui os três primeiros elementos necessários para um sistema de facturação
  • 1 POS ou computador com monitor
  • 1 sistema operativo
  • 1 monitor

Então só precisa de comprar:

Boa sorte para o seu novo negócio.


Consultor de Empresas

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quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como aumentar vendas e assegurar rentabilidade

Vivemos num ambiente de crise económica caracterizada por uma deflação prolongada, dificuldades de acesso ao crédito, altos níveis de desemprego com o consequente declínio do consumo e o adiamento de decisões de compra, instabilidade política com o agravamento da falta de confiança de empresários e consumidores, logo os responsáveis das empresas têm mais dificuldade em concretizar o desafio de aumentar as vendas e assegurar a rentabilidade das suas empresas.

Neste ambiente é indispensável assegurar que as áreas funcionais importantes da empresa se encontram em bom funcionamento de modo a ajudar na concretização dos objectivos.

O sistema de facturação é uma ferramenta importante. Não só pela imposição legal de se usar software certificado mas também pelo facto de que o sistema de facturação nos pode dar informação útil sobre os clientes e produtos mais rentáveis, nós devemos saber explorar a totalidade das potencialidades deste sistema.

Cada vez mais os sistemas informáticos são um factor crítico de sucesso de qualquer empresa moderna pelo que é indispensável ter entidades idóneas competentes a prestar os serviços de assistência informática necessários para garantir a disponibilidade desses sistemas.

A presença na internet é indispensável. Hoje os consumidores e compradores de empresas utilizam a internet para procurar produtos e fornecedores e iniciam o processo de compra sem contactos pessoais. Também as restrições legais na distribuição de publicidade, seja por correio ou por email, implicam que se usem outras técnicas para as empresas serem encontradas pelos seus potenciais clientes.

Os novos sistemas para vender online têm vindo a ter utilização crescente tanto por pequenas empresas como por empresas com liderança de mercado nos sectores mais importantes da economia. O desenvolvimento das empresas de logística permitem agora comprar a maioria dos produtos a partir do conforto do domicílio.

A prospecção de novos clientes já não se consegue fazer pelos métodos tradicionais pois os potenciais clientes esgotaram o tempo e a paciência para atender operadores de telemarketing que por vezes não respeitam a decisão das pessoas. Acertar correctamente com o público-alvo é indispensável em vez de perder tempo com pessoas que não têm necessidade dos produtos e serviços da empresa.

O desempenho de vendas e consequente rentabilidade das empresas está cada vez mais dependente da maneira como se faz a gestão do relacionamento com o cliente uma vez que depois de identificar o potencial cliente é necessário fazer com que concretize a sua necessidade com os produtos e serviços da empresa e que fique superiormente satisfeito de modo a recomendar a empresa a outros potenciais clientes.

Avaliação gratuita da sua empresa
Responderemos rapidamente
Como avalia estas áreas funcionais na sua empresa?


Alfredo Simões
Consultor de empresas

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sexta-feira, 21 de março de 2014

Gestão do relacionamento com o cliente

Esta é a chave secreta para a execução de um programa de comunicação de vendas bem-sucedido:

  • Relacionamento --> Informação --> Venda

Funciona assim:

As pessoas não lhe comprarão algo a menos que tenham um relacionamento consigo. Ter um relacionamento com alguém significa uma partilha de informações.

Se gerar informações a partir de uma determinada perspectiva, então poderá usar essas informações para diagnosticar uma venda.

Esta é a maneira natural de vender .

Venda como um médico.

Um médico escuta enquanto lhe transmite os seus problemas. Só depois ele diagnostica a sua situação e lhe diz exactamente o que ele acredita que você precisa. Com uma taxa de sucesso de 99%, você aceita o seu conselho e compra a sua receita. É por isso que os médicos têm uma taxa de fecho de venda de 99%.

Um médico nunca lhe receita um xarope para a tosse no momento que você entra pela porta do consultório a tossir. Ele ouve primeiro as suas queixas e só depois faz o seu diagnóstico.

Seja primeiro um professor, depois um especialista e por último um vendedor.

Os relacionamentos definem-se por uma palavra - comunicação. Se a sua comunicação é autêntica, informativa e não de venda agressiva, então as pessoas vão reagir positivamente. Enquanto elas vão recebendo a sua comunicação, vai-se construindo um relacionamento e vai-se estabelecendo a confiança, que acaba por ser conquistada. Quando a confiança atinge o ponto de credibilidade correcto, os potenciais clientes partilham informação acerca de si mesmos. Esta informação permite enquadrar a solução correcta a vender.

Esta é a metodologia - Relacionamento --> Dados --> Venda, .em acção.

Aprenda mais sobre a Gestão do Relacionamento com o Cliente.
(CRM - Customer Relationship Management).


saber mais

Alfredo Simões
Consultor de empresas

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domingo, 9 de março de 2014

Criar independência e motivação

Na realidade os grandes empresários não estão dispostos a criar novas oportunidades de emprego nem em pagar ordenados decentes que criem motivação nos seus trabalhadores.

Poderão fazer comparações com trabalhadores de outros países mas não se poderão esquecer que a motivação é a base da produtividade e da competitividade. Primeiro precisamos de investir na motivação das pessoas e depois usamos a matemática para comprovar o sucesso em vez de "andar com carro à frente dos bois". Antes devem-se usar cenários e hipóteses que prevejam esse sucesso mas nunca descurando a motivação dos intervenientes.

Ao longo dos anos foram escritos muitos livros e criadas muitas teorias sobre motivação, mas um dos mais simples e poderosos modelos foi criado por Fred Herzberg, um psicólogo americano que foi um líder em gestão.

Herzberg dizia que as pessoas normalmente prestam uma performance média a que chamou de "potter line" e que corresponde a um dia de trabalho justo pago por uma retribuição justa. Coisas como dinheiro, boas condições de trabalho ou carro de empresa, não motivam as pessoas para ter uma performance mais do que média.

Se um colaborador recebe um carro da empresa para seu uso, na altura da atribuição acha o acontecimento espectacular mas rapidamente esse benefício passa a fazer parte de uma condição normal esquecendo depressa a situação em que não usufruía do carro. O mesmo acontece quando recebe um aumento de vencimento. Passado algum tempo o aumento torna-se insignificante. Fred Herzberg chamou ao pagamento justo, boas condições de trabalho e benefícios associados de "factores higiénicos".

Onde Herzberg difere de outros especialistas de gestão é quando diz que estes "factores higiénicos" não podem ser negligenciados ou então a performance cairá abaixo da tal "potter line". Uma empresa tem de ter boas condições de trabalho para os seus colaboradores e deve lutar fortemente para o conseguir. Embora estes factores sejam importantes, não são eles que geram motivação.

Fred Herzberg diz que os motivadores são coisas como concretização de objectivos e reconhecimento, ter tarefas sensíveis e trabalho valorizado, ter responsabilidade, ter oportunidades de promoção e de crescimento pessoal. São estes factores que fazem as pessoas produzir acima da "potter line".

Claramente, se uma empresa quiser obter boa performance dos seus colaboradores tem de criar oportunidades para concretização de objectivos e reconhecimento, dando tarefas desafiantes aos seus trabalhadores.

Existem pontos previsíveis de desmotivação. Herzberg aponta três elementos:
  1. Executar o trabalho
  2. Ver o resultado desse trabalho
  3. Obter reconhecimento e também compensação
Trabalhar arduamente sem obter resultados é desmotivador. Efectuar uma tarefa e não obter resultados é desmoralizador. Por outro lado, se alguém se esforça, vê os resultados do seu esforço, mas não recebe reconhecimento e compensação pelo seu empenho, então isso é devastador. É o que acontece com a maioria dos trabalhadores no nosso país.

Baixar salários abaixo da "potter line" devasta a motivação e não cria competitividade. Qualquer mente inteligente consegue perceber isso.

A alternativa empreendedora será criar pequenos negócios em que as pessoas desempregadas e dependentes de rendimentos precários e incertos possam sentir realização, ver os seus resultados e obter reconhecimento e compensação pelo sua própria dedicação.

O incentivo ao empreendedorismo deve ser criado através da criação de leis mais rígidas que eliminem a criação de monopólios representados por uma única empresa ou por várias empresas que formam cartéis secretos.

Para iniciar um negócio devemos começar por inventariar tudo aquilo que sabemos fazer e quais as actividades para que temos competências.

De seguida devemos fazer um "brainstorm" sobre as várias hipóteses de negócio possíveis de vir a criar. Uma vez descoberto o potencial negócio a criar deve-se analisar a concorrência existente para o mesmo e fazer um estudo de mercado para avaliar a aceitação da iniciativa.

Uma vez comprovado o nicho a trabalhar deve-se considerar os canais com que vamos chegar ao cliente final:
  • Lojas online
  • Venda directa
  • Telemarketing
  • Parceiros / Revendedores autorizados
O recurso a consultoria externa aconselha-se sempre que o empresária não domine convenientemente o planeamento do arranque de actividade.


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Alfredo Simões
Consultor de empresas

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